O Japão emitiu um alerta crítico para o risco iminente de um “grande tsunami” atingir a costa oeste do país, desencadeado por uma série de terremotos nesta segunda-feira (1º). O serviço meteorológico japonês reportou que o tremor mais intenso atingiu uma magnitude de 7,6.
De acordo com o órgão, ondas de até 5 metros podem alcançar a região da península de Noto. Por isso, a NHK, emissora pública de televisão, interrompeu sua programação regular para emitir alertas para orientar as pessoas a evacuarem áreas de risco.
O epicentro do recente terremoto de magnitude 7,6 foi localizado na península de Noto, por volta das 16h10 no horário local. A NHK relatou ondas de 1,20 metro em Wajima, próxima ao epicentro, com ondas menores registradas em outras cidades.
Este é o primeiro aviso significativo de tsunami desde 11 de março de 2011, quando um terremoto e tsunami causaram uma tragédia com 20 mil vítimas, que destruiu cidades e resultou em um acidente nuclear em Fukushima.
?? AGORA: Alertas de tsunami são emitidos para todas as províncias voltadas para o Mar do Japão.
TV japonesa incentiva as pessoas a irem para os lugares mais altos das regiões.
— Eixo Político (@eixopolitico) January 1, 2024
O governo japonês afirmou que não foram detectadas irregularidades em usinas nucleares, e descartou a possiblidade de riscos de vazamento radioativo. As autoridades também avaliaram os danos e alertaram os moradores sobre a possibilidade de novos terremotos.
Porém, o terremoto já causou estragos na cidade de Nagano. Por enquanto houve interrupção de energia, cancelamento de voos e serviços ferroviários afetaram a região, enquanto danos estruturais, incêndios e desabamentos foram registrados em diversas localidades.
Toda a costa ocidental do país, incluindo a área da usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, a maior do mundo, está sob ameaça de tsunami de até 5 metros de altura. pic.twitter.com/I3gjSzBzi5
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) January 1, 2024
Além do Japão, o Serviço Nacional de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos emitiu alertas para regiões costeiras da Coreia do Norte e Rússia, com a possibilidade de ondas de até 1 metro. A Coreia do Sul também se prepara para um possível aumento do nível do mar na costa leste.
2024 começa com um terremoto de magnitude 7.6 atingindo o oeste do Japão. Há alerta de tsunami.
— Flávio Costa (@flaviocostaf) January 1, 2024
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link