O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou a seus auxiliares no Palácio do Planalto que pretende convidar o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para assumir o Ministério da Justiça, substituindo Flávio Dino, segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.
A previsão é que ambos discutam o assunto nas próximas horas. Lewandowski está em Brasília para participar do evento sobre 8 de Janeiro no Congresso.
Conforme relatos de auxiliares presidenciais, Lula planeja anunciar o novo titular da pasta ainda esta semana. Durante o fim de semana, o presidente conversou com Dino sobre o assunto.
A expectativa é que Dino permaneça no cargo apenas até esta semana. Após sua saída, ele retomará seu posto como senador até sua posse como ministro do STF, marcada para 22 de fevereiro.
O Ministério da Justiça, por ser uma posição estratégica no Executivo, desempenha um papel importante na articulação entre os poderes. Fontes próximas afirmam que um eventual convite feito pelo presidente ao ex-ministro seria “praticamente irresistível”.
Vale destacar que Lewandowski possui experiência em projetos relacionados ao sistema prisional, audiência de custódia, saúde carcerária e sistema de execução unificada, desenvolvidos durante sua presidência no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).