O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), recebeu o ex-presidente Jair Bolsonaro em sua casa em Barra de São Miguel (AL) dias antes de cancelar sua participação na solenidade do 8 de janeiro no Congresso Nacional. A informação é da coluna de Natália Portinari no UOL.
Bolsonaro passou o fim de ano em uma pousada que pertence ao ex-ministro do Turismo Gilson Machado em Alagoas. Na última quarta (3), antes de deixar o estado, ele fez uma visita a Lira e os dois conversaram por cerca de uma hora.
A assessoria do presidente da Câmara afirma que ele recebeu Bolsonaro na condição de ex-presidente. Ele alegou ao presidente Lula que não participaria da solenidade por “problemas de saúde na família”. Apesar da justificativa, sua motivação para não ir ao ato envolve questões políticas.
Ele disse a aliados, neste domingo (7), que decidiu não participar da solenidade porque o Palácio Planalto teria atropelado a Câmara dos Deputados e o Senado Federal na organização do evento.
Lira também acredita que o ato teria muita identificação com o presidente Lula e isso prejudicaria seu desempenho na eleição para a presidência da Casa e nas candidaturas de seus aliados nas disputas municipais deste ano.
Com sua ausência na solenidade, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atuou como representante do Legislativo. Além de Lira, não participaram do evento parlamentares bolsonaristas e governadores alinhados ao ex-presidente.