Na noite desta quarta-feira (7), o senador Alessandro Vieira (MDB) usou seu perfil no X (antigo Twitter) para denunciar um ataque à democracia promovido por Arthur Lira (Progressistas), presidente da Câmara dos Deputados. Para o parlamentar, o político do Progressistas “rasgou a Constituição” para ter todo o poder nas próprias mãos. Abaixo, sua manifestação:
Alerta de ataque à democracia: o Brasil adota na Constituição o sistema bicameral, ou seja, são duas casas legislativas (Câmara e Senado) que se complementam e formam juntas o Congresso Nacional.
Nesse sistema, os projetos são aprovados em uma das casas e depois revisados pela outra. Se houver divergência, a última palavra é da primeira casa. Funcionou bem por quase 200 anos, mas o dep Lira achou melhor rasgar a Constituição e concentrar todo o poder nas suas mãos.
Alerta de ataque à democracia: o Brasil adota na Constituição o sistema bicameral, ou seja, são duas casas legislativas (Câmara e Senado) que se complementam e formam juntas o Congresso Nacional. ?
— Alessandro Vieira (@_AlessandroSE) February 7, 2024
Lira mudou o regimento e garantiu ilegalmente a última palavra sempre pra Câmara, anulando a atuação do Senado. Venho lutando contra mais esta ilegalidade do deputado Lira e hoje o presidente do Senado garantiu que tomará providências para restabelecer a isonomia entre as casas
Caso não seja possível a correção da decisão via diálogo político, outras ações serão tomadas, como uma ação junto ao STF ou a mudança no regimento do Senado para suprimir a preferência dos projetos da Câmara.
Abaixo, o vídeo: