VÍDEO – Pimenta desmente nova fake news sobre as eleições: “Não respeitam a democracia”

Atualizado em 14 de fevereiro de 2024 às 18:40
O ministro da Secom, Paulo Pimenta. Foto: Reprodução

O ministro de Secretaria de Comunicação (Secom) do governo Lula, Paulo Pimenta, desmentiu uma nova fake news bolsonarista sobre as eleições de 2022. Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro tem usado uma entrevista em que ele diz que Lula foi vencedor com “39% dos votos”.

Em vídeo divulgado nas redes, ele explica que essa porcentagem é do “total de votos possíveis, do total de eleitores aptos a votar”. O ministro ainda lembra que, neste recorte, Bolsonaro fez 37% dos votos e abstenções, nulos e brancos somaram 24%.

“Outra coisa são os votos válidos. Pela legislação eleitoral brasileira, votos válidos descontam abstenção, brancos e nulos. Por isso, Lula fez 50,9% e o Bolsonaro fez 49,1%. Isso é muito fácil de ser compreendido”, afirma Pimenta.

Ele ainda brinca que “o ser humano tem muitos limites, limite intelectual, limite físico e infelizmente não tem limite para mentira e para sacanagem”.

“Só divulga isso quem é mau-caráter, quem trabalha com fake news, quem trabalha com mentira e tenta mais uma vez, desta forma criminosa, justificar aquilo que não tem justificativa. Foram derrotados na urna, não respeitam a democracia, mas vão ter que aceitar o resultado da eleição”, completa.

A declaração sobre a vitória com “39% dos votos” ocorreu em janeiro deste ano, durante entrevista a um programa do PT. Na ocasião, ele comparava a aprovação do governo com o percentual de votos recebidos na eleição.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link