O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, desembarcou na manhã deste domingo (18) em Mossoró, no Rio Grande do Norte, para acompanhar as buscas pelos fugitivos da penitenciária federal da cidade.
Lewandowski está acompanhado do diretor-geral em exercício da Polícia Federal (PF), Gustavo Souza. O ministro foi recebido no aeroporto pela governadora do estado, Fátima Bezerra (PT), e pelo secretário nacional de políticas penais, André Garcia.
O ministro não concedeu entrevistas no aeroporto e seguiu direto para a delegacia da PF na cidade. Lewandowski irá se reunir com os chefes das equipes de buscas e deverá falar com a imprensa no fim da tarde.
Ministro do @mjspgov Ricardo Lewandowski, chega em Mossoró (RN), onde é recebido pela governadora do estado, Fátima Bezerra, e pelo secretário nacional de políticas penais, André Garcia, para acompanhar as investigações sobre a fuga da penitenciária federal da cidade
?DIGITAL/PR pic.twitter.com/m0jd2reRKv— SecomVc (@secomvc) February 18, 2024
Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, e Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró na madrugada da última quarta-feira (14). Segundo o Ministério da Justiça, os detentos usaram ferramentas das obras da unidade prisional para fugir.
Na noite de sexta-feira (16), a dupla invadiu uma casa na zona rural e fez uma família refém. O imóvel fica a cerca de 3 quilômetros da penitenciária.
Mais de 300 agentes de segurança das forças estaduais e federais atuam na busca, que se concentram em um perímetro de 15 quilômetros ao redor da unidade prisional.
Os detentos foram transferidos para Mossoró em setembro de 2023. Eles cumpriam pena no Complexo Penitenciário de Rio Branco, no Acre.
A transferência ocorreu após a dupla ter participado de uma rebelião no Presídio Antônio Amaro Alves, que resultou na morte de cinco detentos.