O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse neste domingo (18) que as recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “são vergonhosas e graves”.
O líder israelense afirmou que irá convocar o embaixador brasileiro para uma “dura conversa de repreensão”.
Durante a coletiva de imprensa que encerrou sua viagem à África, Lula disse que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas um genocídio”.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus”, afirmou o petista.
“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”, escreveu Netanyahu no X (antigo Twitter).
O premiê disse ainda que Lula cruzou “uma linha vermelha” ao comparar Israel com o Holocausto. “Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e fá-lo ao mesmo tempo que defende o direito internacional”, acrescentou.
הדברים של נשיא ברזיל מבישים וחמורים. מדובר בזילות השואה ובניסיון לפגוע בעם היהודי ובזכותה של ישראל להגן עצמה.
ההשוואה בין ישראל לשואת הנאצים ולהיטלר היא חציית קו אדום. ישראל נלחמת למען הגנתה והבטחת עתידה עד לניצחון המוחלט והיא עושה זאת תוך שמירה על הדין הבינלאומי.
החלטתי עם…
— Benjamin Netanyahu – בנימין נתניהו (@netanyahu) February 18, 2024
Abaixo, a crítica feita pelo presidente Lula:
???? Netanyahu diz que Lula “cruzou linha vermelha” ao comparar Gaza com Holocausto e que a fala do presidente brasileiro é uma “vergonha”.
O primeiro-ministro também informou que vai convocar o embaixador do Brasil em Israel para uma “dura conversa”. pic.twitter.com/HHe17qzONK https://t.co/4wU8BnLziA
— Eixo Político (@eixopolitico) February 18, 2024