Antony Blinken, Secretário de Estado dos Estados Unidos, desembarca em Brasília nesta terça-feira (20) para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A visita ocorre em meio a uma crise diplomática desencadeada pelas declarações de Lula sobre o conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.
A previsão é que o encontro entre os dois ocorra na quarta-feira (21). A agenda do secretário ainda inclui a participação em reuniões do G20, que reúne as maiores economias do mundo.
Durante a crise, o chefe do Executivo brasileiro comparou o conflito na Faixa de Gaza ao massacre de judeus no Holocausto, ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial, e classificou a ação de Israel como “genocídio”.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula.
Vale destacar que Antony Blinken é judeu, e seu padrasto sobreviveu ao Holocausto. Em outubro, após um ataque do Hamas que iniciou a guerra, Blinken visitou Israel para expressar apoio ao país. “Apresento-me a vocês não apenas como secretário de Estado dos Estados Unidos, mas também como judeu”, afirmou durante viagem a Tel Aviv.