Nesta quarta (21), o presidente Lula vai se reunir com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, no Palácio do Planalto. O americano desembarca em Brasília na noite desta terça (20) e também vai participar de encontros do G20, que reúne as maiores economias do mundo e é presidido pelo Brasil neste ano.
A visita de Blinken, que é judeu, ocorre em meio à crise do presidente com o governo israelense. Lula foi declarado “persona non grata” por Israel após comparar os ataques a Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler durante o regime nazista.
O secretário americano visitou Israel em outubro e manifestou apoio ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu na ocasião. A guerra em Gaza será um dos temas discutidos no Planalto.
Além do conflito, estão na lista de pautas da reunião temas como a situação política da Venezuela, relações bilateriais, transição energética, mudanças climáticas, iniciativas pelo trabalho digno, reformas institucionais, governança global e as diretrizes do Brasil na presidência do G20.
O secretário americano é um dos principais auxiliares do presidente do país, Joe Biden, e seu cargo equivale ao de ministro das Relações Exteriores no Brasil. Segundo o governo dos EUA, Blinken ainda vai ressaltar apoio à presidência do Brasil no G20 e celebrar os 200 anos de relações diplomáticas entre os países.
Após a reunião, Blinken visitará Buenos Aires, na Argentina, onde terá uma reunião com o presidente do país, Javier Milei.