A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, criticou neste sábado (24) os governadores e prefeitos que participarão do ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (25).
No X (antigo Twitter), a deputada federal disse que é vergonhoso “ver governadores e prefeitos, que têm responsabilidade institucional, participando de uma manifestação contra a democracia e a legalidade”.
“Que medo eles devem ter do Bolsonaro, das coisas erradas que só ele deve saber, para obedecer ao comando do inelegível”, escreveu.
A petista ainda ressaltou que o ato bolsonarista “não tem nada de defesa do Estado Democrático de Direito”. “É mais uma ameaça de Bolsonaro às instituições e uma afronta à Justiça, a quem ele está prestes a ter de prestar contas”, afirmou.
É uma vergonha ver governadores e prefeitos, que têm responsabilidade institucional, participando de uma manifestação contra a democracia e a legalidade. Que medo eles devem ter do Bolsonaro, das coisas erradas que só ele deve saber, para obedecer ao comando do inelegível. O ato…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) February 24, 2024
Bolsonaro convocou a manifestação dias após ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), que investiga uma organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado para manter o ex-mandatário no poder.
Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, o ex-presidente alegou que o ato será “pacífico”.
A manifestação bolsonarista contará com a presença dos governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás), Jorginho Mello (Santa Catarina) e Romeu Zema (Minas Gerais). O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), também confirmou presença.