PM reforça patrulha após tentativa de invasão ao Palácio da Alvorada

Atualizado em 24 de fevereiro de 2024 às 19:30
Palácio da Alvorada. Foto: Jorge William/Agência O Globo

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) intensificou a presença policial na Esplanada dos Ministérios, na manhã deste sábado (24), após uma tentativa de invasão ao Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente da República.

Por volta das 5h45, uma equipe do 6º Batalhão da corporação (BPM) foi acionada, e o incidente foi registrado como “ocorrência” e “ameaça à segurança de um serviço de importância pública”.

A PMDF foi solicitada por um funcionário do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para realizar diversas atividades, incluindo “assistência a outros órgãos”, “identificação dos envolvidos” e “verificação dos envolvidos”.

Em resposta ao incidente, a PMDF deslocou uma equipe adicional para reforçar a segurança na Esplanada dos Ministérios até pelo menos as 13h deste sábado. O órgão também enviou uma viatura ao palácio e realizou buscas em todas as áreas adjacentes.

Motorista tentou invadir Alvorada com um carro azul do modelo Ford Focus. Foto: Reprodução

Pouco antes das 5h45, o condutor de um Ford Focus preto dirigiu-se à residência oficial, localizada na Zona Cívico-Administrativa de Brasília. Ao ser avistado na área de bloqueio de acesso, o motorista não acatou a ordem de parada.

Posteriormente, o veículo teve os pneus furados pelo dispositivo de segurança e seguiu em direção ao Palácio do Jaburu, a residência oficial do vice-presidente. Na tentativa de deter o suspeito, um segurança efetuou dois disparos contra o veículo.

O acusado da tentativa de invasão foi preso no fim da tarde de sábado e conduzido às instalações regionais da Polícia Federal. De acordo com os agentes de investigação, o indivíduo apresentava indícios de embriaguez e estava utilizando o telefone celular ao volante, o que supostamente distraiu sua atenção.

O homem afirmou que adentrou a área de segurança do palácio por engano ao se perder no trajeto de retorno para casa.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link