O primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, apresentou sua renúncia ao presidente Mahmoud Abbas nesta segunda-feira (26), em meio à escalada da violência na Cisjordânia e à guerra na Faixa de Gaza.
“A decisão de renunciar veio à luz da escalada sem precedentes na Cisjordânia e em Jerusalém e da guerra, do genocídio e da fome na Faixa de Gaza”, explicou Shtayyeh.
Desde o início da guerra em Gaza, o presidente Mahmud Abbas tem sido criticado por sua “impotência” diante dos bombardeios israelenses e do aumento da violência na Cisjordânia ocupada.
Shtayyeh aponta que Gaza precisará entrar em uma nova fase de governo devido à nova realidade na região. Ele assumiu o cargo de primeiro-ministro em 2019.
A renúncia, no entanto, ainda está sujeita à aceitação por parte de Abbas, que pode pedir a Shtayyeh que permaneça como interino até a nomeação de um substituto.
Confira:
O primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, anunciou a renúncia do governo nesta segunda-feira (26) e colocou seu trabalho à "disposição do "presidente" Mahmoud Abbas. pic.twitter.com/hUNvHoy8RO
— Mídia Livre (@luizfratini) February 26, 2024