EUA exigem “respostas” de Israel após massacre de palestinos em entrega de comida

Atualizado em 29 de fevereiro de 2024 às 18:07
Palestinos são mortos durante entrega de comida na Faixa de Gaza. Foto: Reuters

Os Estados Unidos exigiram nesta quinta-feira (29) “respostas” de Israel após a morte de dezenas de pessoas durante a entrega de alimentos na Faixa de Gaza.

O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, afirmou que uma investigação está em andamento e o governo norte-americano pressionará Israel “para obter respostas”.

“Estamos em contato com o governo israelense desde esta manhã cedo e entendemos que uma investigação está sendo realizada. Vamos acompanhar de perto esta investigação e pressionar para obter respostas”, disse Miller a jornalistas.

Miller destacou que o episódio mostra que a situação é “incrivelmente desesperadora” em Gaza. “Buscamos de forma urgente informações suplementares sobre o que aconteceu exatamente”, acrescentou.

O porta-voz ainda exigiu que Israel autorize “tantos pontos de acesso quanto possível, e permitir uma distribuição segura e com garantias dessa ajuda em toda a Faixa de Gaza”.

Ao menos 104 pessoas morreram e 760 ficaram feridas. O episódio ocorreu na rua Haroun Al Rasheed, no oeste da cidade de Gaza, na área de Sheikh Ajleen.

Tropas das Forças de Defesa de Israel (FDI) abriram fogo contra civis que se reuniam em torno de caminhões de ajuda alimentar, segundo o Ministério da Saúde palestino.

As tropas israelenses justificaram o ataque devido a “uma ameaça representada pela multidão”.

Veja o vídeo:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link