“Hipótese distante”, diz Papa Francisco sobre possibilidade de renúncia

Atualizado em 14 de março de 2024 às 7:14
O Papa Francisco. (Foto: Reprodução)

O Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica, descartou a possibilidade iminente de renúncia ao pontificado, classificando-a como uma “hipótese distante”. Essa declaração foi feita durante uma entrevista para um livro, com trechos antecipados pelo jornal “Corriere della Sera” nesta quinta-feira (14).

Durante o diálogo, Francisco afirmou que se sente suficientemente saudável para continuar exercendo seu papel como Papa, afastando, assim, a ideia de renunciar no curto prazo. Ele destacou que não enxerga motivos graves o bastante para considerar a renúncia neste momento.

“Esta é uma hipótese distante, porque não tenho razões suficientemente sérias para me fazer pensar em desistir”, disse.

Aos 87 anos, o Papa enfrentou recentemente desafios de saúde, incluindo episódios de bronquite que o levaram a cancelar compromissos e, em 2023, a ser hospitalizado em mais de uma ocasião, inclusive para passar por uma cirurgia abdominal.

O Papa Francisco. (Foto: Reprodução)

No final de 2022, uma inflamação pulmonar obrigou-o a cancelar uma viagem programada aos Emirados Árabes Unidos. Esses problemas de saúde, entretanto, não parecem tê-lo abalado a ponto de considerar seriamente a renúncia.

O Papa revelou anteriormente ter preparado uma carta de renúncia assinada, caso sua saúde se deteriore a ponto de não conseguir mais cumprir suas funções papais. No entanto, ele reitera que essa é uma medida preventiva e que, no momento, não há razões concretas para considerar sua execução.

Apesar dos desafios de saúde enfrentados nos últimos anos, Francisco tem se mantido ativo em seu papel como líder religioso, continuando a promover mudanças e a abordar questões importantes dentro da Igreja Católica e no cenário global.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link