O Datafolha divulgou que 53% dos entrevistados descartam a possibilidade de uma nova ditadura no Brasil, representando o maior índice desde que a série histórica iniciou há dez anos. Enquanto isso, 20% acreditam nessa possibilidade, e 22% veem um pouco de risco de retrocesso democrático.
Os resultados citados fazem parte da mais recente pesquisa do instituto, realizada com 2.022 pessoas em 147 cidades brasileiras nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
60 anos do Golpe Militar
Este ano marca os 60 anos do golpe militar que deu início à última ditadura brasileira. O Datafolha já abordou essa questão em sete pesquisas anteriores, sendo que na última, em agosto de 2022, 49% dos entrevistados acreditavam na impossibilidade de uma nova ditadura.
Durante a campanha eleitoral de 2022, marcada pelos ataques do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral, investigações da Polícia Federal (PF) apontaram para uma trama para mantê-lo no poder após uma eventual derrota nas eleições. Isso tem gerado tensão política e acusações de perseguição.
Os resultados da pesquisa também mostram uma divisão entre os entrevistados de acordo com suas preferências políticas. Enquanto 30% dos bolsonaristas veem um risco de ditadura, apenas 21% dos entrevistados neutros compartilham dessa visão. Já entre os petistas, 59% não acreditam na possibilidade de retorno da ditadura.
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link