Rio de Janeiro está sem água em várias cidades há mais de 50 horas

Atualizado em 6 de abril de 2024 às 15:04
Sistema Imunana-Laranjal. Foto: Reprodução

Residentes de pelo menos quatro localidades no Rio de Janeiro estão enfrentando mais de 52 horas sem o fornecimento de água.

A captação no sistema Imunana-Laranjal foi interrompida às 5h59 da última quarta (3) devido à contaminação. As equipes da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) identificaram na área a presença de tolueno, um composto originado na produção de gasolina.

O referido sistema atende aproximadamente dois milhões de habitantes. Os moradores das localidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e parte de Maricá estão sendo afetados, conforme divulgado pela empresa. Não há uma previsão para a retomada do abastecimento de água.

Prédio da Cedae. Foto: Reprodução

A Cedae ressalta que a qualidade da água está sendo constantemente monitorada por dispositivos japoneses, que realizam análises físico-químicas antes da entrada da água bruta na estação de tratamento.

Em nota, a empresa pediu que os moradores façam uso consciente da água: “A Cedae reforça a orientação para que a população faça uso consciente da água, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo.”

O ponto de origem do problema foi identificado, mas o tolueno foi detectado em uma área do Rio Guapiaçu, situado em Guapimirim. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente está investigando o ocorrido, mas até o momento não foram divulgadas informações sobre a causa ou responsável pelo vazamento.

Para atender às necessidades essenciais, caminhões-pipa serão disponibilizados. Hoje, a companhia informou que hospitais e clínicas em São Gonçalo serão atendidos por esses veículos.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link