A comunidade astronômica está repleta de entusiasmo com um evento: a esperada explosão de uma estrela, que começa no sábado (6) e se estende até o mês de setembro. Localizada a 3.000 anos-luz da Terra, essa ocorrência cósmica rara poderá ser observada durante a noite, prometendo um espetáculo impressionante no céu.
Essa estrela em questão, T Coronae Borealis, está situada em um sistema estelar binário na constelação Corona Borealis. E, normalmente, é tão fraca que não é visível a olho nu. No entanto, a cada cerca de 80 anos, a interação entre as duas estrelas desencadeia uma explosão nuclear que intensifica sua luminosidade, tornando-a visível a olho nu por alguns dias.
A luz gerada por essa explosão cósmica viaja pelo espaço, criando a ilusão de uma nova estrela tão brilhante quanto a Estrela do Norte.
Tired of the solar eclipse? The next stellar event is coming right up: a nearby star system will soon produce a supernova that will be visible in the night sky. The nova comes from the star system T Coronae Borealis (T CrB), which is 3,000 light years from Earth. It is one of… pic.twitter.com/ffVYQreodq
— Science without the gobbledygook (@sciencewtg) April 4, 2024
Sumner Starrfield, astrônomo da Universidade Estadual do Arizona, expressou seu entusiasmo com o evento, destacando que tem trabalhado nesse fenômeno desde a década de 1960.
Nos últimos dias, ele tem se dedicado a finalizar um artigo científico que prevê as descobertas que os astrônomos poderão fazer ao observar a explosão, algo que poderá ocorrer a qualquer momento nos próximos cinco meses.