O analista de dados Pedro Barciela afirmou que parlamentares de esquerda perderam seguidores no X (ex-Twitter) após os ataques de Elon Musk, dono da plataforma, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao mesmo tempo, políticos de extrema-direita ganharam números após o caso.
Ele mostra que políticos como Gleisi Hoffmann (presidente nacional do PT e deputada pelo Paraná), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Erika Kokay (PT-DF) perderam entre 0.16% e 0.57% de seus seguidores após os ataques.
No mesmo período, Ricardo Salles (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF), Caroline de Toni (PL-SC) e outros bolsonaristas tiveram um aumento que varia de 0.14% a 1.5% em seu número de seguidores. Ele aponta que o caso pode ser “coincidência” ou uma “ação orquestrada”.
Veja a análise na íntegra:
Dado curioso: desde o início do showzinho de Musk todos os parlamentares abaixo de PT, PSOL, PC do B e REDE perderam seguidores em bloco. O curioso? Todos os parlamentares de extrema-direita ganharam seguidores no mesmo período. Coincidência interessante, não?
Ao olharmos Erika Hilton, Guilherme Boulos, Túlio Gadelha, Tarcísio Motta e Fernanda Melchionna, mesma coisa: perderam seguidores.
Já na extrema-direita o cenário é o oposto: os analisados ganharam seguidores no mesmo período.
Pode ser uma coincidência? Pode ser uma ação orquestrada? Fato é: o desequilíbrio e o comportamento deplorável do bilionário simplesmente minaram toda e qualquer confiança na transparência da plataforma e de suas APIs.
Dado curioso: desde o início do showzinho de Musk todos os parlamentares abaixo de PT, PSOL, PC do B e REDE perderam seguidores em bloco. O curioso? Todos os parlamentares de extrema-direita ganharam seguidores no mesmo período. Coincidência interessante, não? (+) pic.twitter.com/ZHEpdCSBNE
— Pedro Barciela (@Pedro_Barciela) April 9, 2024