Moraes x Musk: saída do Brasil daria prejuízo gigantesco ao X; entenda

Atualizado em 10 de abril de 2024 às 6:51
Logo do X, antigo Twitter. (Foto: Reprodução)

Uma possível saída ou suspensão das atividades do X no Brasil poderia representar um revés significativo para a gigante da tecnologia liderada por Elon Musk.

Especialistas em tecnologia e mercado avaliam que o país, com sua vasta base de usuários, representa um mercado estratégico para a plataforma, tornando-a vulnerável a perdas substanciais caso opte por abandonar suas operações no território brasileiro.

A perspectiva surge em meio aos recentes embates entre Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o que levantou a possibilidade de encerramento das atividades do X no Brasil.

Sexta maior base de usuários

Com aproximadamente 22,1 milhões de usuários ativos em território brasileiro, o X se posiciona como a sexta maior base de usuários da rede social de Musk, segundo estimativas da DataReportal.

Filipe Medon, professor da FGV Direito Rio e pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade, ressalta que uma eventual suspensão das atividades do X no Brasil resultaria em prejuízos financeiros consideráveis para a empresa.

Isso, segundo o especialista, ocorreria não apenas pela perda de receitas advindas de anúncios publicitários, mas também pela possibilidade de uma desvantagem competitiva em relação a outras plataformas que poderiam ocupar o espaço deixado pelo X.

“Ocorreria uma clara perda financeira com anúncios publicitários, mas também implicaria uma desvantagem competitiva, já que outras plataformas voltadas para o mesmo escopo de atuação do X acabariam se valendo desse espaço deixado e poderiam se consolidar no mercado”, disse.

David Nemer, antropólogo da tecnologia e professor da Universidade da Virgínia, por sua vez, observa que o X não é apenas uma plataforma de comunicação, mas também um espaço de pesquisa.

Entretanto, vale ressaltar que, recentes mudanças implementadas na plataforma, sob a gestão de Elon Musk, resultaram na redução do número de usuários no Brasil e em todo o mundo. A saída de usuários pode ser atribuída a alterações nas políticas de moderação de conteúdo e outras mudanças realizadas por Musk desde que assumiu a empresa.

Mudanças feitas por Musk

Desde a aquisição do X por parte do bilionário, a empresa passou por uma significativa reestruturação, incluindo mudanças na equipe e nas políticas de moderação de conteúdo. Essas mudanças levantaram questionamentos em diversos países, com a União Europeia iniciando uma investigação sobre o X por suspeitas de violação das normas do bloco relacionadas à desinformação e conteúdo ilegal.

O empresário Elon Musk. (Foto: Reprodução)

O impacto financeiro dessas mudanças já é perceptível. Em dezembro, o X distribuiu concessões de ações aos funcionários, com a empresa sendo avaliada em cerca de US$ 19 bilhões, uma queda significativa em comparação aos US$ 44 bilhões pagos por Musk pela companhia um ano antes.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link