OEA condena invasão da embaixada do México no Equador

Atualizado em 10 de abril de 2024 às 19:13
OEA se reúne para analisar regras diplomáticas após invasão de embaixada do México. Foto: Lenin Nolly/EFE

A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou nesta quarta-feira (10) uma resolução condenando a invasão da embaixada do México no Equador por forças de segurança equatorianas na semana passada.

A OEA condenou “veementemente a intrusão” na embaixada e “os atos de violência exercidos contra integridade e a dignidade do pessoal diplomático”.

A organização ainda frisou a “obrigação de todos os Estados de zelar pelo respeito aos privilégios e imunidades das missões diplomáticas”.

Representantes de todos os países do continente se reuniram na sede da organização em Washington e votaram a favor da resolução, com exceção do Equador, que votou contra, e El Salvador, que se absteve.

A invasão, que teve o objetivo de prender o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, condenado pela Justiça do país, desencadeou uma crise diplomática sem precedentes entre os dois países. Após o episódio, o México rompeu relações com Quito.

Na resolução, a OEA exigiu que os governos equatoriano e mexicano iniciem um diálogo, “em conformidade com o Direito Internacional”, e que “tomem medidas imediatas para resolver este grave assunto de forma construtiva”.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link