Pochmann mata a charada de Musk: “É a soberania!”

Atualizado em 11 de abril de 2024 às 20:53
Montagem de fotos de Marcio Pochmann e Elon Musk
Marcio Pochmann citou Elon Musk em post – Reprodução

O professor Marcio Pochmann, atual presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), usou suas redes sociais para afirmar que os últimos acontecimentos envolvendo Elon Musk e seu enfrentamento ao Supremo Tribunal Federal (STF) foram calculados e fazem parte da luta pela sobrevivência das big techs, que buscam ser maiores que países para que não precisem obedecer a leis. Confira:

É a soberania, caríssimo! O ataque planetário ao Brasil, feito pelo super-rico global Elon Musk não é uma ação tresloucada.Ela é calculada e bem executada, pois faz parte de uma estrutura e estratégia que usam os melhores profissionais e a melhor tecnologia disponível, que, atualmente, só as big techs podem pagar e usar. E por trás dessas ações de guerra contra os países, está a luta pela própria sobrevivência das big techs e desse modelo em que empresas são maiores que países, não precisam obedecer a leis, operam com sua própria constituição (a política de privacidade) e precisam, juntas, combater a soberania dos países e seus povos.

Dessa forma, o debate sobre as redes sociais, a “liberdade de expressão”, são parte da “narrativa” por traz da agressiva atitude do empresário Elon Musk ao enfrentar o STF , em especial o ministro Moraes, e o presidente Lula.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Elon Musk, bilionário e dono do X (ex-Twitter). Foto: Reprodução

Essa pseudo “narrativa” é a ponta do míssil, pois o real problema é o uso dos recursos e dados públicos, suas leis, bases de todo o sistema de alimentação da Inteligência Artificial, das big techs, que não podem e não querem pagar pelo uso e produção de dados, que é paga pelos países.

Quanto custa manter centros de pesquisas e universidades? Quanto do balanço das big techs decorre de licenças pagas pelos países?

IBGE SINGED

Um sistema soberano Após um grande diagnóstico, que envolveu mais de 10 mil participações de ibegeanos, feito em 2023, a partir do projeto “IBGE 90 Anos”, ficou claro, em mais de 800 páginas publicadas, que o diagnóstico e remédio necessário estão na receita aplicada, a partir de uma proposta coletiva de nova constituição digital nacional e mundial, que vai muito além de um debate de regras.

Estamos falando de um embate de recursos e o ataque aos fundos e agentes públicos, ao povo, em meio a disputa pelos riscos e oportunidades da Era Digita. O Brasil vai ser um mero montador de carro, como foi na era industrial? Ou o Brasil vai criar suas próprias bases de desenvolvimento e inovação?

Com base neste diagnóstico, @ibgecomunica, enquanto maior e mais importante órgão oficial de informação do Brasil e um dos maiores do mundo, conclama o pensamento técnico e da sociedade a participarem no Rio (29/07 a 2/08) da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados – Soberania Nacional em Geociências, Estatísticas e Dados: riscos e oportunidades do Brasil na Era Digital.

A presente inciativa, consagrada no passado e na parte da série de conferências históricas do IBGE como a CONFEST/CONFEGE, tem por objetivo discutir os riscos e oportunidades que derivam da atual governança da Era Digital, e tratar da consolidação do Sistema Nacional de Geociências, Estatística e Dados (SINGED).

Ao ser operada fundamentalmente por empresas gigantes, maiores que países, a desigualdade digital assume novas dimensões, mais profundas, inclusive, que a tradicional exclusão e pobreza que eram próprias da antiga Era Industrial.

Os primeiros convidados foram o presidente Lula, que em diálogo conosco, em audiência, apoia essa iniciativa, e que tem conclamado o mundo a debater a governança global; e o secretário-geral da ONU, António Guterres entidade que precisa assumir esse debate de forma mais concreta. E demais representantes dos poderes, empresas e da sociedade. O Brasil tem técnicos e representes à altura deste debate e de operar esse sistema Soberano. Os jogos já começaram…

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link