O presidente da Argentina, Javier Milei, se encontrou com o dono do X (ex-Twitter), o bilionário Elon Musk, e ofereceu apoio ao empresário em meio ao conflito com o Supremo Tribunal Federal (STF). A reunião entre eles ocorreu nesta sexta (12), na fábrica da montadora elétrica de carros Tesla, no Texas (EUA).
O governo da Argentina divulgou a lista dos assuntos tratados pelo mandatário e o bilionário e afirmou que Milei “ofereceu colaboração neste conflito entre a rede social X no Brasil e o marco do conflito judicial e político no país”.
O presidente argentino ainda afirmou que eles vão promover “muito em breve” um grande evento no país para “fomentar as ideias da liberdade”. O governo do país não detalhou como seria a colaboração oferecida por Milei no conflito com o Brasil.
Na última semana, Milei fez um giro pelos Estados Unidos e promoveu encontros com empresários e com autoridades do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Musk tem feito diversos ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, desde o último fim de semana. Ele acusa o magistrado de promover “censura” no país e ameaçou não cumprir mais ordens da Corte para bloquear perfis no X.
Nos últimos dias, ele também envolveu o presidente Lula no conflito, dizendo que ele é mantido “em uma coleira” pelo magistrado, que teria colocado “o dedo na balança” para elegê-lo na disputa presidencial de 2022.