Governo Federal proíbe seus órgãos de veicularem publicidade no X de Elon Musk

Atualizado em 13 de abril de 2024 às 9:14
Governo Federal seca a torneira para a rede social de Elon Musk. Fotomontagem

O governo federal optou por estender a medida de retirar o antigo Twitter, agora conhecido como X, do rol de beneficiários de verbas publicitárias, fazendo com que a rede social de Elon Musk não receba mais financiamento de nenhum ministério ou órgão federal. Com informações do ICL Notícias.

Na última sexta-feira (12) a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) inicialmente havia decidido excluir o X de todos os planos de mídia da pasta naquela semana. Porém, conforme fontes próximas ao ministro Paulo Pimenta (PT), a decisão foi ampliada.

Esta medida teria o respaldo do presidente Lula (PT), que tem sido alvo de críticas de Elon Musk, juntamente com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretária de Comunicação Institucional do governo. Reprodução

A partir de agora, os novos planos de mídia de todos os ministérios e órgãos federais não incluirão mais a rede social X como parte dos canais de veiculação publicitária. Essa decisão abrange também empresas de economia mista como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobras.

Desde o início do atual governo, a empresa de Elon Musk já havia recebido pouco mais de R$ 4,2 milhões em recursos públicos para publicidade diretamente da Secom, excluindo outras fontes de financiamento.

Essa decisão foi influenciada pela campanha #DesmonetizaTwitter, liderada pela organização de ativismo digital Sleeping Giants Brasil, que desde segunda-feira (8) tem pressionado o governo a interromper suas campanhas publicitárias no X.

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