PR: juízes federais farão paralisação em apoio a Gabriela Hardt: “Fragilização”

Atualizado em 16 de abril de 2024 às 19:39
Juíza Gabriela Hardt. Foto: Reprodução

A Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe) convocou uma paralisação nesta terça-feira (16) em resposta à decisão do corregedor-nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, que afastou a juíza Gabriela Hard.

Hard foi afastada das funções por supostos atos de burla à ordem processual, violação do código da magistratura e prevaricação. Além da magistrada, Salomão também afastou o juiz Danilo Pereira Júnior e os desembargadores Carlos Eduardo Thompson Flores e Lenz Loraci Flores de Lima.

Segundo comunicado da associação, a decisão de Salomão viola o exercício livre da profissão. O protesto, de acordo com a entidade, é um posicionamento contra a “fragilização das garantias da magistratura”.

“As garantias da inamovibilidade e da independência funcional alcançam a sua localização física e a certeza de que estarão investidos do dever de jurisdicionar a salvo de decisões lampejantes e inopinadas”, afirmou a entidade.

Corregedor-nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão. Foto: Sergio Amaral/STJ

O afastamento foi determinado após uma fiscalização do CNJ identificar irregularidades na gestão das multas dos acordos de delação e leniência da Lava Jato.

De acordo com Salomão, a investigação revelou que Hardt, durante sua atuação na Lava Jato, trocou mensagens com procuradores sobre termos de um acordo envolvendo recursos da Petrobras para a criação de uma fundação privada.

A associação também contestou os fundamentos na decisão. Segundo a Apajufe, os argumentos são “genéricos”.

“Os magistrados e a magistrada atingidos pela decisão singular do Corregedor Nacional de Justiça atuam há décadas e nunca foram alvo de nenhuma investigação ou sanção administrativa. Trabalhavam hoje, dia 15/04/2024, na normalidade de sua jurisdição”, acrescentou.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link