VÍDEO – Israel vota contra o ingresso da Palestina na ONU: “Não são amantes da paz”

Atualizado em 19 de abril de 2024 às 0:21
Gilad Erdan com expressão séria, falando, em pé, na ONU
Gilad Erdan, representante permanente de Israel nas Nações Unidas – Reprodução

Na tarde desta quinta-feira (18), em meio ao debate na ONU sobre a aceitação ou rejeição da Palestina como Estado-membro de pleno direito da organização, o representante permanente de Israel nas Nações Unidas, Gilad Erdan, fundamentou seu voto contrário ao ingresso da Palestina como membro permanente da organização dizendo que ela não cumpre os requisitos necessários para ser aceita, por não ser um Estado “amante da paz”.

“Um dos princípios muito importantes no Artigo 4 da Carta das Nações Unidas é ‘a adesão às Nações Unidas está aberta a todos os Estados amantes da paz’. Amantes da paz… Que piada. Alguém duvida que os palestinos não cumprem esses critérios?”, questionou Erdan.

O Itamaraty recebeu sinais de países europeus indicando que em breve poderão reconhecer um Estado palestino, apesar da resistência dos Estados Unidos. Esta quinta-feira marcou o veto dos EUA a uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que buscava esse reconhecimento.

De acordo com a Folha de S.Paulo, pelo menos seis países europeus, incluindo Espanha e Noruega, estão considerando essa possibilidade. Até o momento, aproximadamente 140 membros das Nações Unidas já reconhecem a Palestina como uma nação independente, principalmente países do “Sul Global”, como o Brasil.

Embora a tendência geral dos europeus seja alinhar-se aos Estados Unidos, a recente comoção global causada pela ofensiva contra Gaza pode catalisar um movimento mais amplo em direção ao reconhecimento. Na avaliação dos diplomatas brasileiros, tal movimento exerceria pressão adicional sobre os Estados Unidos, que votaram de forma contrária à proposta.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link