Os sintomas do linfoma de Hodgkin, câncer responsável pela internação do ex-jogador de vôlei Pampa

Atualizado em 19 de abril de 2024 às 11:11
O ex-jogador de vôlei Pampa — Foto: Reprodução

O ex-jogador de vôlei Pampa, nome pelo qual André Felippe Falbo Ferreira é mais conhecido, foi intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a complicações pulmonares decorrentes da quimioterapia.

Pampa, medalhista de ouro pela seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin. Após a quarta sessão do tratamento, que utiliza medicamentos para destruir as células doentes, ele desenvolveu febre e passou 35 dias internado antes de ser intubado.

O que é?

O linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos responsáveis pela produção de células de defesa do corpo e pelos vasos que as conduzem.

Essa condição cancerígena se dissemina de maneira ordenada de um grupo de linfonodos para outro através dos vasos linfáticos.

Pampa, medalhista olímpico de vôlei, é intubado em UTI na luta contra o câncer
O ex-jogador de vôlei Pampa — Foto: Reprodução

Inicia-se quando um linfócito, geralmente do tipo B, se torna maligno e começa a se multiplicar de forma descontrolada, formando clones de células malignas nos linfonodos. Com o tempo, essas células podem se espalhar para tecidos próximos e, se não tratadas, para outras partes do corpo, sendo mais comuns na região do pescoço e no mediastino.

Sintomas

Os sintomas do linfoma de Hodgkin variam de acordo com a localização do tumor, podendo incluir tosse, dificuldade para respirar, cansaço, febre, calafrios, perda de peso, suores noturnos, coceira na pele, pele seca e aumento do baço.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a incidência de novos casos de linfoma de Hodgkin permaneceu estável nas últimas cinco décadas, mas a mortalidade diminuiu mais de 60% desde os anos 1970 devido aos avanços no tratamento. A maioria dos pacientes pode ser curada com os tratamentos disponíveis atualmente.

Em janeiro deste ano, o ex-treinador Carlos Alberto Parreira revelou que estava em tratamento para esse tipo de câncer. Em setembro de 2021, o apresentador Caio Ribeiro também anunciou que estava enfrentando um linfoma de Hodgkin e pouco tempo depois informou que estava curado.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link