Palmeiras estuda processar influenciador flamenguista por associação do clube ao nazismo

Atualizado em 20 de abril de 2024 às 18:52
O influenciador Lil Vinicinho. Foto: Reprodução

Por Luan Araújo

O Palmeiras estuda processar o influenciador digital Lil Vinicinho por conta de declarações na rede social X (ex-Twitter) na tarde da última sexta-feira (19). As informações são do portal “Nosso Palestra”, especializado na cobertura do clube paulista. Vinicinho tem mais de 200 mil seguidores tanto no X, quanto no Instagram e atua em transmissões da CazeTV, do jornalista e streamer Casimiro Miguel.

Na publicação, o influenciador disse “Sei que pra vocês, torcedores do ‘nazimeiras’, assusta ver preto, mas achei que já tivessem acostumado”, dando a entender que não existem ou são muito raros torcedores do time alviverde com a cor preta.

Após onda de reclamações de torcedores palmeirenses na rede social, Vinicinho excluiu a postagem e postou uma foto com a camisa do Palmeiras com a inscrição:  “A toda nação palmeirense, humildemente peço perdão”.

o tweet feito pelo influenciador Lil Vinicinho. Foto: Reprodução

O Palmeiras (fundado como Palestra Itália em 1914), teve que alterar seu nome em 1942 após decreto do então presidente Getúlio Vargas, que, por conta do posicionamento pró-Aliados do país na 2ª Guerra Mundial, proibiu a difusão de instituições com nomes ligados a países do Eixo. Clubes como o Palestra Itália de Minas Gerais (atual Cruzeiro) e o Esporte Clube Germânia (atual Pinheiros), de São Paulo também tiveram de alterar seus nomes.

Mas essa proibição tem seu lado arbitrário. Apesar de sim, o Palestra Itália ter sediado eventos em apoio ao Partido Fascista da Itália nas décadas de 1920 e 1930, nunca teve relações provadas com o regime de Benito Mussolini e muito menos ao regime nazista, que comandava a Alemanha na época pelas mãos de Adolf Hitler.

A partir da década de 1940, o clube passou a aceitar jogadores negros, na toada do profissionalismo no futebol brasileiro e também hoje conta com muitos negros em sua torcida.

Até o momento, Lil Vinicinho, que é torcedor do Flamengo, time que enfrenta o Palmeiras neste domingo, não se pronunciou mais sobre o assunto.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link