O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que Lula cometerá um erro se tiver um encontro pessoalmente com Vladimir Putin na Cúpula do Brics, em outubro deste ano. A reunião do bloco terá como sede a cidade de Kazan, na Rússia.
“É decisão dele reunir-se com Putin ou não. Seria um grande erro porque nós temos que isolar Putin politicamente. Ele precisa sentir que cometeu erros históricos ao atacar a Ucrânia e iniciar a guerra. E quando um líder se reúne com ele, dá legitimidade. Acho que isso é um grande erro”, afirmou à CNN.
O petista ainda não divulgou sua agenda oficial para outubro deste ano, mas confirmou presença na Cúpula dos Brics durante a visita ao Brasil de Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, em fevereiro. Na ocasião, Lula ainda sugeriu que Putin poderia visitar o Brasil para participar da Cúpula do G-20 sem medo de ser detido.
O mandatário ucraniano diz que ainda não visitou o Brasil porque não foi convidado e voltou a dizer que gostaria de receber Lula na Ucrânia. Zelensky ainda convidou o petista para participar da Cúpula da Paz, que ocorre em junho, na Suíça.
O presidente brasileiro tem se apresentado como um mediador para a guerra entre Rússia e Ucrânia. Apesar de avaliar que a relação de Lula com Putin é um “erro”, Zelensky diz que conseguiu se aproximar do petista após o encontro na Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York (EUA), no ano passado.
Antes do encontro, eles já tinham tentado se reunir durante a Cúpula do G-7, em Hiroshima (Japão), mas não tiveram sucesso ao agendar a reunião.