Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Atualizado em 28 de abril de 2024 às 23:42
Loja da joalheria francesa Cartier. Foto: Reprodução

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se com um anúncio da joalheria francesa Cartier em seu feed do Instagram em dezembro passado.

Embora pouco familiarizado com a marca, ele clicou no anúncio e se deparou com uma variedade de produtos de luxo, incluindo brincos de ouro rosa cravejados de diamantes, precificados em 237 pesos mexicanos, cerca de US$ 13.

Impressionado com os preços, Villarreal adquiriu dois pares dos brincos. No entanto, logo após a compra, o preço dos itens foi ajustado para mais de US$ 13 mil no site da marca.

Isso desencadeou uma disputa prolongada entre Villarreal e a Cartier, com centenas de espectadores nas mídias sociais acompanhando o desenrolar da situação. Apesar da resistência inicial da empresa, Villarreal insistiu na compra, motivado especialmente por presentear sua mãe com os brincos.

Joias adquiridas por mexicano. Foto: Rogelio Villarreal

Após várias tentativas da Cartier de cancelar o pedido, oferecendo até mesmo brindes como compensação, Villarreal decidiu contestar a empresa, citando a lei de proteção ao consumidor no México. Ele registrou uma reclamação na Procuradoria Federal do Consumidor em Matamoros, iniciando um processo de mediação.

A agência de defesa do consumidor convocou a Cartier para arbitragem, tentando mediar um acordo entre as partes. Embora a lei mexicana não estenda a proteção aos consumidores em caso de erro de preço evidente, a agência tem o poder de impor multas ou outras penalidades.

Antes da audiência de mediação agendada, a Cartier notificou Villarreal de que seu pedido seria atendido, encerrando assim a disputa. Na última sexta (26), os brincos foram entregues a Villarreal, pondo fim ao impasse.

Enquanto alguns elogiaram a persistência de Villarreal em assegurar os termos de sua compra, outros, incluindo um senador mexicano, o criticaram por supostamente abusar do sistema de proteção ao consumidor. Villarreal, por sua vez, expressou alívio com o desfecho da situação e concordou em resolver sua reclamação com a agência de proteção ao consumidor.

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