Mujica recebe onda de apoio após anunciar câncer no esôfago: “Muito carinho e força”

Atualizado em 29 de abril de 2024 às 16:01
Lula e Pepe Mujica. Foto: Reprodução

O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica revelou nesta segunda (29) que foi diagnosticado com um câncer no esôfago e recebeu uma onda de solidariedade nas redes sociais. Ele afirmou, durante coletiva, que soube do problema de saúde após passar por um check-up médico na última sexta (26).

O presidente Lula foi uma das autoridades que se solidarizou com o uruguaio. Por meio de suas redes sociais, o petista escreveu: “Ao irmão Mujica, minha admiração e solidariedade. Você é um farol na luta por um mundo melhor. Sempre estivemos juntos nos momentos bons e nos momentos difíceis. Muito carinho e força, meus e de Janja, para você e Lucía”.

Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, também se solidarizou com Mujica e afirmou que ele “conseguirá vencer a batalha contra a doença”. “Respeitamos a sua longa carreira política e as suas contribuições para a integração latino-americana. Espero que em breve possamos nos encontrar para conversar sobre os rumos de nossa Grande Pátria”, afirmou.

O ex-presidente uruguaio também recebeu mensagens de outras autoridades brasileiras, como do deputado Rogério Correia (PT-MG) e do senador Humberto Costa (PT-PE), que desejaram “força, carinho e uma pronta recuperação” a Mujica.

Ao anunciar o diagnóstico da doença, Mujica afirmou que o órgão está “muito comprometido” e que seu caso é “duplamente complexo”, já que sofre de uma doença imunológica há mais de 20 anos que afetou seus rins. “Isso cria dificuldades óbvias para técnicas de quimioterapia e uma cirurgia”, explicou.

Ex-integrante do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, ele ficou preso por quase 15 anos durante a ditadura no Uruguai e presidiu o país entre 2010 e 2015. Na coletiva desta segunda, ele prometeu que vai seguir “militando com os companheiros” enquanto puder.

Veja a onda de apoio recebida por Mujica nas redes:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link