A aposta dos bolsonaristas para livrar ex-presidente de condenações

Atualizado em 1 de maio de 2024 às 12:46
O ministro Alexandre de Moraes, do STF. Foto: reprodução

Parlamentares bolsonaristas estão ansiosos com uma possível virada positiva nas cortes superiores para o ex-presidente contra seu principal algoz, Alexandre Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com pesquisas de opinião e gestos de ministros dos dois tribunais, conforme apurado pela jornalista do Globo Vera Magalhães, políticos de extrema-direita acreditam que Moraes tenha perdido parte do apoio conquistado após as condenações dos golpistas do 8 de janeiro.

Para os aliados de Bolsonaro, a estratégia de “vitimização” manifestada em seus atos na Avenida Paulista e em Copacabana, além da briga do ministro com o bilionário Elon Musk, anunciando restrições à “liberdade de expressão” do Brasil nas redes sociais, atraíram Moraes e o STF para um embate público.

Em um mês, ele deixa não apenas a presidência do TSE, mas o próprio tribunal. A mudança é vista por bolsonaristas como mais uma oportunidade de abrir caminho para a absolvição do ex-presidente em vários processos.

Na Justiça Eleitoral, Bolsonaro foi declarado inelegível até 2030, enquanto no Supremo Tribunal Federal (STF), diversos inquéritos estão em andamento e podem resultar em mais condenações.

A mudança de comando no TSE não poderia ser mais benéfica para o ex-presidente, segundo seus aliados. O lugar de Moraes será ocupado pelo ministro André Mendonça, colocado no Supremo pelo próprio Bolsonaro. Cármen Lúcia, também do STF, vai assumir a presidência da corte eleitoral no próximo mês.

Embora os parlamentares não acreditem que a troca de cadeiras possa reverter a inelegibilidade, a pressão visa fazer a corte recuar de sua disposição em permitir que Moraes conduza os inquéritos contra Bolsonaro, e principalmente, a tendência de condená-lo em múltiplas ações.

Paridade de armas': o novo pedido de Bolsonaro a Moraes antes de depoimento à PF – Política – CartaCapital
Bolsonaro e Moraes. Foto: reprodução

 

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link