Um grupo de hidrólogos do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) publicou um alerta de risco na manhã desta sexta (3) recomendando que autoridades preparem a evacuação de diversos bairros de Porto Alegre. Os especialistas indicam que haverá uma elevação rápida das águas na cidade.
O alerta foi divulgado por volta das 9h desta sexta e o grupo pede para que autoridades preparem a evacuação dos moradores, mas não que a população deixe o local imediatamente. Os especialistas apontam que existe o “desenvolvimento de um cenário crítico nas próximas horas e dias”.
O grupo considera que a situação pode ficar crítica caso os sistemas de contenção falhem parcial ou totalmente. A proteção de Porto Alegre é feita principalmente por muros, comportas e rodovias elevadas. Na região central da cidade, o muro de Mauá foi projetado para suportar uma enchente de até 6 metros.
Caso haja colapso dos sistemas de defesa, o alerta prevê que as principais regiões afetadas devem ser Sarandi, Humaitá, Navegantes, São Geraldo, Floresta, Centro Histórico, Praia de Belas, Menino Deus, Azenha, Cristal, Ipanema, Ponta Grossa, Belém Novo e Lami.
O comunicado feito pelo grupo da UFRGS divulgou um mapa que mostra quais áreas podem ser afetadas pela inundação em “condições extremas”. Apesar de não pedir uma evacuação imediata, os especialistas dizem que autoridades do estado devem “considerar a possibilidade iminente”.
A Defesa Civil do estado emitiu uma alerta para “inundação extrema” no Rio Guaíba e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), informou que o portão 14 do sistema contra inundações rompeu nesta sexta (3), o que “pode acarretar inundações na Avenida Sertório, zona norte da capital”.
O nível do Guaíba pode ultrapassar cinco metros nas próximas horas, de acordo com a Defesa Civil, e chegou a 3,7 metros na manhã desta sexta.
Algumas ruas do centro de Porto Alegre já foram cobertas de água. Veja vídeos:
⏯️ Guaíba avança sobre Centro de Porto Alegre e inunda ruas.
Prefeito de Porto Alegre pede que população deixe as ruas. Águas do Guaíba podem chegar a 5 metros hoje, medição que seria histórica.
Leia: https://t.co/qtBo5eoxrQ pic.twitter.com/7EqtqggyT7
— Metrópoles (@Metropoles) May 3, 2024
Essa é a situação da Av. Mauá, em Porto Alegre.
Não fosse o muro, o Centro Histórico estaria inundado. A situação vai piorar ao longo do dia.
Logo mais participo da reunião entre deputados federais e estaduais, na Assembleia Legislativa, para construir soluções nessa crise. pic.twitter.com/aQvTPiftJq
— Matheus Gomes (@matheuspggomes) May 3, 2024
?CENTRO DE PORTO ALEGRE
VÍDEO | Av. Julio de Castilhos tomada pela água.
?Reprodução CP pic.twitter.com/pVDOS4bw6c
— Correio do Povo (@correio_dopovo) May 3, 2024
Rio Grande do Sul/Porto Alegre – Centro Histórico de Porto Alegre está inundando ? pic.twitter.com/SvQjdHcVZF
— Maria P (@damadanoite14) May 3, 2024