Um ônibus escolar foi surpreendido pela água em Capinzal, Oeste de Santa Catarina, durante um temporal que atingiu a região. O incidente ocorreu na última quinta-feira (2), em meio a alertas da Defesa Civil sobre o risco de deslizamentos de terra e desabamentos de estruturas em municípios catarinenses. Uma vítima fatal foi registrada em Ipira, onde um idoso de 61 anos foi encontrado morto após desaparecer durante o temporal.
Conforme relatos de Veranice Lovatel, secretária de Educação do município, o motorista do ônibus escolar agiu rapidamente ao perceber a subida da água retirando os estudantes pela janela do veículo. Felizmente, nenhum dos ocupantes ficou ferido.
Lovatel explicou que a foto que mostra o ônibus parcialmente submerso foi tirada cerca de duas horas após a evacuação das crianças, quando a água já havia subido consideravelmente.
“Quando ele parou nesse ponto, a água ainda estava chegando no ônibus. Então ele parou para poder tirar os alunos, deixou o ônibus ali e seguiu por um outro acesso até o vizinho mais próximo, que acolheu todos eles até nós podermos levar todos para casa, com segurança”, relatou ela ao G1.
? Santa Catarina já está sofrendo com as chuvas. Vídeo mostra o momento exato em que a força da água derruba casa no Oeste catarinense. pic.twitter.com/ZdwDt3UZj7
— Jornal Razão (@jornalrazao) May 2, 2024
Os estudantes, com idades entre 12 e 15 anos, foram abrigados em segurança até que pudessem retornar para suas residências. Como precaução, as aulas foram suspensas na cidade nesta sexta-feira.
Além do incidente com o ônibus escolar, a cidade de Capinzal contabiliza pelo menos 19 desalojados, incluindo adultos, crianças e um bebê, todos alojados em um hotel e sob cuidados da Assistência Social municipal, conforme informações da Defesa Civil local.
Outro registro de estrago foi uma casa, onde funcionava um comércio, que foi engolida por uma cratera que se abriu durante o temporal. Há preocupações com possíveis novos desabamentos na região.
No estado de Santa Catarina, ao menos 19 cidades foram afetadas pelos estragos causados pelas chuvas intensas. Em Capinzal e Piratuba, choveu mais de 200 milímetros em apenas dois dias, o dobro do esperado para o mês de maio em todo o estado.