O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), foi inundado e suspendeu voos por tempo indeterminado. Em comunicado divulgado nesta segunda (6), a Fraport Brasil, que administra o aeroporto, afirmou que a previsão é que as operações sejam retomadas no dia 30 de maio.
Foram registrados alagamentos no aeroporto desde a última sexta (3), quando pista e pátio foram atingidos pela chuva. A administradora do local já havia determinado a suspensão de decolagens e pedido para que companhias aéreas cancelassem voos.
O aviso da empresa foi enviado a empresas e instituições relacionadas à aviação e tem como objetivo divulgar alterações e restrições temporárias que impactam suas operações. A Fraport diz que está em contado com a Defesa Civil, autoridades e companhias aéreas para monitorar a condição do aeroporto.
Outro vídeo que dá noção da dimensão de como está o Aeroporto Internacional Salgado Filho. pic.twitter.com/vxCQWDBDVL
— Francis Madeira Sales (@salespoa) May 6, 2024
O prefeito de Porto Alegre (RS), Sebastião Mello (MDB), afirmou que o fechamento do aeroporto causa problemas de abastecimento na cidade, já que a Base Aérea de Canoas vai se tornar o principal ponto de entrada de cargas por meio aéreo com o seu fechamento.
“Não vamos ter voo de passageiros, portanto, o Rio Grande do Sul fica ilhado. Tem muita gente. Turistas, pessoas que vieram para a Serra ou a negócios e não conseguiram sair. Isso também é um problema a mais”, afirmou o governador em entrevista à GloboNews.
A Prefeitura da capital gaúcha decretou o racionamento de água e determinou que ela deve ser usada exclusivamente para abastecimento e consumo pessoal. A previsão é que a enchente persista por pelo menos mais 10 dias em Porto Alegre e na região metropolitana do Rio Grande do Sul.