AGU quer que X, de Elon Musk, desminta fake news sobre show de Madonna

Atualizado em 8 de maio de 2024 às 20:21
O X, de Elon Musk, vai ter que se explicar à AGU. Fotomontagem

A Advocacia-Geral da União (AGU), responsável pela representação jurídica do governo federal, notificou extrajudicialmente a rede social X (anteriormente conhecida como Twitter) exigindo que, em até 24 horas, a empresa acrescente um esclarecimento em postagens que sugerem que a União financiou o show de Madonna em vez de destinar recursos para lidar com a tragédia no Rio Grande do Sul.

O pedido foi feito pela Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia, um órgão da AGU estabelecido durante o governo de Lula (PT) para combater a desinformação.

“Chegaram ao conhecimento desta Procuradoria publicações nesta plataforma nas quais são veiculadas postagens que afirmam ter ocorrido repasse de recursos públicos federais para a realização de evento cultural (show da cantora Madonna), ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, na data de 4 de maio de 2024, em detrimento do atendimento à calamidade, com as enchentes, que vem assolando o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias”, diz o pedido ao X.

“Depreende-se, do conteúdo referido, uma dupla desinformação: a uma, porque não houve repasse de recursos federais para a realização do evento cultural citado (…); e a duas, porque a União tem envidado os esforços necessários para, juntamente com o Estado e os municípios no Rio Grande do Sul, promover ações emergenciais em razão das enchentes recentes.”

A notificação propõe um texto a ser publicado pelo X para corrigir as postagens. A AGU ressalta que essas publicações violam as diretrizes da plataforma, que proíbem a publicação de conteúdo enganoso ou fora de contexto que possa causar confusão sobre assuntos públicos.

A rede social X é de propriedade do empresário Elon Musk, que foi investigado em um inquérito do STF (Supremo Tribunal Federal) devido a postagens nas quais criticou o ministro Alexandre de Moraes.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link