Anvisa nega ter proibido entrada de medicamentos doados ao RS: “Fake news”

Atualizado em 9 de maio de 2024 às 0:14
Arte criada pela Anvisa sobre fake news
Anvisa deixou alerta sobre fake news – Reprodução/X

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota nesta quarta-feira (8) para alertar a população sobre algumas notícias falsas que estão circulando. De acordo com o comunicado, não existe qualquer proibição relacionada à entrada de medicamentos doados para auxiliar as vítimas das inundações no Rio Grande do Sul. Confira abaixo:

É falso o vídeo que está circulando nas redes sociais sobre a Anvisa estar proibindo a entrada de medicamentos doados para atender as vítimas da calamidade provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária esclarece que não efetuou qualquer restrição ao transporte de medicamentos destinados ao Rio Grande do Sul.

A Anvisa reforça ainda que está cumprindo com o seu compromisso de trabalhar em prol da segurança sanitária e acompanha a situação emergencial de perto, em contato direto com as autoridades federais, estaduais e municipais. Dessa forma, atua para atender qualquer excepcionalidade necessária para amenizar os danos causados pela enchente.

Vale ressaltar que a Anvisa faz parte da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), por isso, é nossa rotina o contato direto com as companhias áreas e vice-versa. Temos canal direto de comunicação.
Além disso, a Anvisa participa também do Centro de Operações de Emergência (COE), coordenado pelo Ministério da Saúde para definir ações diante da emergência no estado.

É importante reforçar que estão sendo disseminadas notícias falsas que a Anvisa está restringindo a chegada de medicamentos doados ao Rio Grande do Sul. Esta informação é falsa e Fake News é crime. Informe-se antes de repassar!

Abaixo, o vídeo  que viralizou entre internautas de extrema-direita ao qual a Anvisa se referiu:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link