FAB vê dificuldade logística para entregar doações no RS

Atualizado em 10 de maio de 2024 às 10:16
Hangar da Base Aérea de Brasília tomado por doações para vítimas da catástrofe no Rio Grande do Sul. Foto: Gabriela Biló

A Força Aérea Brasileira (FAB) identificou uma série de desafios logísticos na distribuição de doações para as cidades mais afetadas no Rio Grande do Sul após as intensas chuvas que atingiram o estado nos últimos dias.

De acordo com levantamento da Aeronáutica, apenas 5% das doações foram encaminhadas ao Sul até quinta-feira (9). De um total de 1.500 toneladas arrecadadas desde sexta-feira (3), apenas 80 toneladas chegaram ao estado.

Conforme informações da Folha de S.Paulo, oficiais da Força Aérea destacaram duas principais dificuldades na operação no Rio Grande do Sul. A primeira é a limitação da Base Aérea de Canoas, que é pequena e não possui capacidade para armazenar todos os itens.

A outra é que os militares têm enfrentado obstáculos para distribuir as doações devido ao nível ainda elevado da água em Porto Alegre e nas regiões próximas à capital.

Por conta disso, a grande quantidade de itens recebidos pela FAB não tem sido distribuída de forma rápida, e os bens arrecadados devem ser entregues ao longo das próximas semanas.

sdfsfsd
Voluntários com embarcações atuam em operações de resgate no RS – Foto: Gustavo Mansur/Secom

Vale destacar que a Força Aérea Brasileira está trabalhando em conjunto com as demais Forças Armadas e órgãos de segurança do Rio Grande do Sul para enviar doações e resgatar as vítimas da catástrofe que atinge o estado.

São 17 aeronaves utilizadas pela FAB, incluindo o KC-390, com capacidade para 26 toneladas, e o KC-30, com capacidade para 45 toneladas.

A última atualização sobre a operação foi divulgada pela Aeronáutica às 20h da última quarta-feira (8). Até então, havia 1.023 militares da Força envolvidos no apoio aos gaúchos, e 1.838 pessoas já haviam sido resgatadas.

Além disso, foram salvos 210 animais domésticos, realizadas 44 evacuações aeromédicas e transportadas 240,7 toneladas de material de apoio, incluindo um hospital de campanha montado pela Marinha em Guaíba (RS).

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link