Morre aos 69 anos o jornalista esportivo Antero Greco, da ESPN

Atualizado em 16 de maio de 2024 às 9:01
Antero Greco, jornalista da ESPN, morto aos 68 anos em São Paulo. Fotomontagem

Nesta quinta-feira (16), o mundo do jornalismo esportivo perdeu um de seus ícones, Antero Greco, aos 69 anos. O jornalista estava internado no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, desde junho de 2022, quando foi diagnosticado com um tumor cerebral.

A despedida de Antero será no Cemitério do Redentor, em São Paulo, ao meio-dia desta quinta-feira. E o enterro às 16h.

Antero Greco ficou conhecido por seu bom humor tanto na televisão quanto nas redes sociais. Ele trabalhava na ESPN desde a década de 1990, sendo um dos apresentadores do SportsCenter, ao lado do jornalista Paulo Soares, o “Amigão”.

Segundo Soares, em uma publicação no UOL na última sexta-feira (11), Greco estava em um sono profundo e sereno, não acordava nem falava mais, se alimentava por sonda, mas seus sinais vitais ainda respondiam bem. A família estava presente, com exceção de Cris, que reside em Paris e estava para chegar na terça-feira.

Paulo Soares e Antero Greco na apresentação do SportsCenter, na ESPN. Foto: Divulgação

Antero Greco, nascido em 2 de junho de 1955 em São Paulo (SP), filho de italianos e ex-lateral-direito, tinha o sonho de ser padre e jogador de futebol, mas acabou se tornando jornalista.

Sua carreira teve início em 1974, aos 19 anos, como revisor no O Estado de S.Paulo. Três anos depois, foi promovido a repórter de Esportes, onde desempenhou diversas funções, incluindo chefe de Reportagem, repórter especial e editor assistente.

Em 1989, deixou o jornal para integrar a Agência Estado, retornando ao “Estadão” em 1992 como editor de Esportes, cargo que ocupou até o final de 1993.

Além disso, teve passagens pelo extinto Popular da Tarde (em julho de 1989), pela Folha de S.Paulo (entre setembro e novembro de 1989) e pela TV Bandeirantes, onde participou das primeiras transmissões do Campeonato Italiano em 1983, ao lado do narrador Edgard de Mello Filho e do comentarista Pedro Luiz Paoliello.

Entre janeiro de 1994 e dezembro de 2000, trabalhou no Diário Popular (atual Diário de S.Paulo), desempenhando funções como chefe de Reportagem, editor assistente e colunista. Antero retornou ao Estadão no final de 2000 como colunista e entre setembro de 2006 e dezembro de 2009 foi novamente editor de Esportes do jornal.

Em 1994, começou a comentar as transmissões de futebol da TVA Esportes, duas semanas após a criação do canal, que posteriormente se tornou a ESPN Brasil. Em 2000, passou a apresentar o SportsCenter ao lado de Paulo Soares.

A parceria entre Antero Greco e Paulo Soares se destacou na televisão esportiva, transformando o “SportsCenter” em um programa de referência para os amantes do esporte, com análises profundas e debates acalorados sobre as principais modalidades esportivas.

Relembre 10 momentos que levaram seus fãs aos risos:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link