Novas pesquisas apontam que Donald Trump está à frente do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em cinco estados considerados cruciais para a disputa eleitoral deste ano.
Segundo o levantamento, o anseio por mudanças e a insatisfação com a economia e com a guerra na Faixa de Gaza entre os eleitores jovens, negros e hispânicos podem enfraquecer a coligação democrata do presidente.
A pesquisa realizada pelo The New York Times, Siena College e The Philadelphia Inquirer revelam que o republicano está à frente de Biden em cinco dos seis estados-chaves: Michigan, Arizona, Nevada, Geórgia e Pensilvânia, enquanto Biden lidera apenas em Wisconsin.
De acordo com a pesquisa, 13% dos eleitores que votaram em Biden em 2020 afirmam que não votarão nele novamente devido à sua política externa ou à guerra em Gaza. Para quase 70% dos eleitores, os sistemas político e econômico do país precisam de grandes mudanças ou até mesmo de uma reforma completa.
Biden avançou em Michigan, enquanto perdia por pouco em Wisconsin e na Pensilvânia. O presidente mantém uma posição mais forte entre eleitores mais velhos e brancos.
Embora Biden tenha vencido nesses seis estados em 2020, as vitórias na Pensilvânia, em Michigan e em Wisconsin seriam suficientes para que ele fosse reeleito, desde que o democrata vencesse em todos os outros lugares em que ele foi vitorioso há quatro anos.