A Defesa Civil e a Prefeitura de São Francisco de Paula (RS) orientaram moradores de perto da encosta de uma barragem a deixarem suas casas com urgência por risco de deslizamento. O alerta foi enviado à população que vive no entorno da UHE (Usina Hidrelétrica) Bugres/Barragem Salto.
Segundo o órgão, a barragem opera com status de emergência após as fortes chuvas na região norte do estado e um deslizamento provocaria ondas às margens do reservatório, atingindo casas nas áreas costeiras do rio Caí.
Em nota, a Defesa Civil afirmou que a barragem passou do nível de alerta para o de emergência, o que indica um “risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas”.
A população da região foi alertada por veículos da Defesa Civil que passaram pelas regiões que podem ser afetadas e emitiram o aviso por meio de alto-falantes. O prefeito da cidade, Marcos Aguzzoli (PP), também fez um aviso nas redes sociais: “Por precaução somos obrigados a pedir que vocês evacuem o Salto”.
A Prefeitura da cidade orientou que os moradores se dirijam ao Centro do Idoso, na rua Antônio Francisco Lisboa, que tem fornecido abrigo e assistência. São Francisco de Paula é um dos 450 municípios gaúchos afetados pelas enchentes.
Além da usina de Bugres, a Barragem de Santa Lúcia, em Putinga, também está em nível de emergência. Há outras seis barragens em nível de alerta: UHE 14 de Julho (Cotiporã e Bento Gonçalves); UHE Dona Francisca, (Nova Palma); PCH Salto Forqueta (São José do Herval/Putinga); Barragem Capané (Cachoeira do Sul); Barragem São Miguel (Bento Gonçalves); e Barragem Saturnino de Brito (São Martinho da Serra).