Deputados do RS suspendem limite de gastos e aprovam “calamidade” até 2026

Atualizado em 14 de maio de 2024 às 17:18
Catástrofe no RS. Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovaram um projeto de lei que derruba regras de gastos e libera o governo estadual de cumprir metas fiscais e outras limitações orçamentárias. Em sessão realizada por videoconferência, os parlamentares definiram que a medida vale pelos próximos dois anos.

A proposta, enviada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), coloca o Rio Grande do Sul em estado de calamidade pública até 30 de junho de 2026. O período pode ter a validade prorrogada em caso de um novo pedido do chefe do Executivo estadual, que deve ser avaliado pelos parlamentares.

O texto tramitou em regime de urgência e aprovado com 53 votos. O objetivo, segundo o governo gaúcho, é “viabilizar o funcionamento do Estado” em meio à catástrofe causada pelas chuvas e suavizar “os efeitos negativos da catástrofe ocorrida para a economia”.

Medida que derruba regras de gastos foi proposta pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Foto: Mauricio Tonetto/Secom

A Assembleia, que suspendeu as sessões na semana passada por conta das enchentes em Porto Alegre, também aprovou um texto que permite que sessões ordinárias e extraordinárias possam acontecer de forma virtual ou híbrida.

Leite decretou calamidade pública no último dia 1º e determinou que órgãos e repartições estaduais prestem apoio à população afetada pelas enchentes junto da Defesa Civil. A medida tem validade de 180 dias e é voltada a ações do Executivo.

Além da proposta focada na questão fiscal aprovada pela Assembleia gaúcha, o governo Lula também propôs um texto que suspende a dívida do estado com a União por um prazo de três anos e juros zerados no mesmo período. A medida será analisada pelo Congresso Nacional como projeto de lei complementar.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link