O Conselho de Administração da Petrobras convocou uma reunião extraordinária e virtual para a manhã desta quarta-feira (15), às 11h, para eleger o próximo presidente interino, conforme informações da colunista Malu Gaspar, do Globo.
A medida vem após o atual CEO anunciar sua renúncia, decidida em uma reunião com o presidente Lula (PT) no Palácio do Planalto, em Brasília. Nesse encontro, o petista instruiu Jean Paul Prates a deixar o cargo, acompanhado pelos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
A escolha do novo CEO caberá ao governo, a partir dos membros da diretoria atual, e será temporária até que Magda Chambriard assuma o comando, sucedendo a Prates.
Magda, ex-diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP), deverá passar por uma verificação de currículo e de possíveis conflitos de interesses, além de ser eleita para o conselho por uma assembleia de acionistas, cuja convocação está pendente.
Prates, mesmo tendo a opção de permanecer no cargo até a chegada da substituta, optou por renunciar, citando não só sua condição de demissionário, mas também o desgaste decorrente do longo processo de transição e da maneira como foi dispensado por Lula. Segundo fontes próximas, Prates está emocionalmente abalado.
“Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa”, disse. “Não creio que haja chance de reconsideração. Vão anunciar daqui a pouco. Só me resta agradecer a vocês e torcer que consigam ficar ou se reposicionar”.