Oposição espalha fake news sobre o RS e se incomoda com investigações; entenda

Atualizado em 15 de maio de 2024 às 10:26
Parlamentares que disseminaram fakes news sobre o RS no Plenário. Foto: reprodução

Bolsonaristas que espalharam fake news sobre a tragédia que assolou o Rio Grande do Sul após chuvas intensas no estado gaúcho nos últimos dias mostraram-se incomodados com as investigações em curso da Polícia Federal (PF) e pediram esclarecimentos, conforme informações da Folha de S. Paulo.

O ministro Ricardo Lewandowski, responsável pela Justiça e Segurança Pública, receberá nesta quarta-feira (15) um grupo de deputados da oposição para prestar esclarecimentos sobre o andamento das investigações da PF.

O governo do presidente Lula (PT) acionou a PF para investigar e responsabilizar os propagadores de fake news sobre as ações no RS. Na terça-feira (7), o Ministério da Justiça anunciou que solicitou à PF a abertura de investigação.

A realização da reunião foi definida durante a sessão da CCJ da Câmara realizada na última terça-feira (14). Parlamentares da oposição apresentaram requerimentos de convocação do ministro. No entanto, a base governista chegou a um acordo para que eles se encontrassem com o chefe da Justiça já no dia seguinte.

Ex-ministro 'garantista' do STF e próximo ao PT: a trajetória de Ricardo Lewandowski, que assume o comando da Justiça
O ministro Ricardo Lewandowski. Foto: reprodução

“A praxe diz que requerimentos de convocação devem ser uma saída extrema, feitos em último caso”, disse Rubens Pereira (PT-MA). Ele ressaltou que, caso a reunião não seja satisfatória, a CCJ revisará os requerimentos, porém convertidos em convite.

Um dos proponentes dos pedidos de convocação, o deputado bolsonarista Paulo Bilynskyj (PL-SP), concordou com a sugestão.

“A reunião amanhã pode ser muito frutífera na discussão tanto no PDL das armas quanto na forma como a PF tem sido instrumentalizada para perseguir aqueles que não concordam com a versão oficial do governo que tem sido apresentada”, afirmou o apoiador do ex-capitão.

Além disso, o colegiado optou por retirar da pauta os requerimentos de convocação de Paulo Pimenta, atual ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), recentemente nomeado para a função de ministro extraordinário da reconstrução do Rio Grande do Sul.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link