Na quarta-feira (15), o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, sofreu uma tentativa de assassinato após uma reunião de governo na cidade de Handlová, localizada a 190km da capital, Bratislava.
Segundo relatos da mídia local, o premiê foi levado de helicóptero para o hospital em Bratislava em estado crítico após ser alvejado por tiros. Testemunhas descreveram uma cena de pânico após quatro tiros serem ouvidos, um dos quais atingiu o primeiro-ministro no abdômen.
O momento do ataque ocorreu quando Fico se aproximou de alguns presentes após a reunião. Posteriormente, o político caiu ao chão, enquanto o suposto atirador foi rapidamente neutralizado pela polícia.
Imagens que circulam nas redes exibem o momento em que Fico é atingido. No material, é possível escutar o som dos disparos e, logo em seguida, ver os seguranças do premiê protegendo o político.
El momento en que el tirador disparó contra el Primer Ministro de Eslovaquia Robert Fico. pic.twitter.com/iydkrovVev
— Grace (@Osocom123) May 15, 2024
Fico segue em estado grave
Após o ataque, o vice-primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Kalinak, anunciou que o estado de saúde de Fico foi estabilizado, embora permaneça “muito grave”.
Em uma entrevista coletiva em frente ao hospital Roosvelt de Banska Bystrica, Kalinak acrescentou que os ferimentos são complexos, o que contribui para a gravidade da situação.
Também foi informado pela diretora do hospital, Miriam Lapunikova, que o político teve que passar por uma cirurgia que durou cinco horas. Ela descreveu o quadro como “realmente grave” e informou que Fico continuará na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link