O que é e como se trata o sangramento craniano que levou Tony Ramos ao hospital

Atualizado em 16 de maio de 2024 às 21:23
Tony Ramos de roupa marrom, sentado em poltrona amarela, sem sorrir, olhando pra câmera
Tony Ramos com o visual de Antônio de Terra e Paixão – Divulgação/TV Globo

Nesta quinta-feira (16), Tony Ramos foi internado no Hospital Samaritano de Botafogo, no Rio de Janeiro, e passou por uma cirurgia de emergência. De acordo com as primeiras informações divulgadas pela unidade de saúde, o ator foi operado para drenar um hematoma subdural.

“O Hospital Samaritano de Botafogo informa que o ator Tony Ramos passou por uma cirurgia para drenagem de hematoma subdural hoje [16/5]. O estado do paciente é estável”, diz um boletim médico, sobre o procedimento feito pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho.

O que é o hematoma subdural?

O hematoma subdural ocorre quando há o acúmulo de sangue entre o cérebro e seu revestimento externo, o crânio. De acordo com especialistas, a condição se enquadra em um tipo de emergência e deve ser tratada com rapidez.

“A principal causa do hematoma subdural é uma pancada forte na cabeça, que faz com que os vasos sanguíneos estourem, gerando um acúmulo de sangue na cabeça que pressiona o cérebro, podendo causar sequelas. Pessoas com mais idade, ou que usam medicamentos que afinam o sangue, ou que abusam do uso de bebidas alcoólicas têm um risco maior e são mais suscetíveis ao hematoma subdural após uma pancada”, afirma o portal da Rede D’or.

Ilustração sobre hematoma subdural
Reprodução

A família de Tony Ramos informou que o artista se sentiu mal na manhã de hoje e foi levado ao hospital, cancelando todos os seus compromissos profissionais. Os sintomas do hematoma subdural são parecidos aos de qualquer ferimento na cabeça.

O paciente pode apresentar dor de cabeça intensa, vômitos, confusão mental e fala arrastada. Outras pessoas podem não sentir sintoma algum, mas o problema pode levar ao coma.

Ainda segundo os médicos, o hematoma subdural tem cura: “Para aqueles que possuem um hematoma subdural pequeno e/ou não apresentam sintomas, não é necessário o tratamento, mas é necessário que a pessoa tenha um acompanhamento adequado por algum tempo. Para os casos mais graves, é necessário algum tipo de procedimento cirúrgico, seja ele uma drenagem simples, uma craniotomia ou uma craniectomia descompressiva, a fim de aliviar a pressão do cérebro”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link