A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou na sexta-feira (17) a operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS).
A autorização ocorreu após reunião extraordinária da diretoria do órgão. A medida será oficializada em uma resolução que será publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A base aérea, tradicionalmente usada para aviação militar, será utilizada para transportar passageiros e cargas enquanto perdurar o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
A pista de Canoas servirá como alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, que foi interditado devido às fortes chuvas que atingem o estado gaúcho.
O diretor-presidente substituto da Anac e relator do processo, Tiago Sousa Pereira, destacou que a autorização será válida enquanto as operações no Salgado Filho permanecerem suspensas. A operação será gerenciada pela empresa Fraport, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Porto Alegre.
De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a Fraport já está se preparando para iniciar as operações em Canoas, instalando equipamentos de raio-x e escadas para o acesso dos passageiros às aeronaves.
Inicialmente, a Base Aérea de Canoas deverá receber até cinco voos por dia. Costa Filho disse à GloboNews que a operação pode ser ampliada conforme a demanda.