As forças de segurança do Rio Grande do Sul prenderam 130 pessoas em meio às enchentes que atingem o estado. As prisões ocorreram entre os dias 2 e 18 de maio, segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública.
Do total de presos, 49 foram detidos em abrigos e 48 por crimes patrimoniais, como roubos e furtos em áreas afetadas pelas cheias. As demais prisões não foram detalhadas.
As ações foram realizadas pelas equipes da Brigada Militar e da Polícia Civil. O governo gaúcho informou que atua para combater crimes como furtos nas ruas, em comércios e nas casas esvaziadas.
Nas aéreas inundadas, o patrulhamento das equipes da Brigada Militar é feito com auxílio de botes e barcos. Mais de 76 mil pessoas estão em abrigos.
O governo do Rio Grande do Sul disse ainda que todo o contingente de equipe está disponível. No total, 27,5 mil servidores estão atuando no estado.
As forças de segurança gaúchas contam com o apoio da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Receita Federal, das Forças Armadas, da Força Nacional e de servidores da segurança pública de todas as 26 unidades federativas.