Temendo “flopar” nas redes sociais com uma nova ferramenta da Meta, empresa que administra o Facebook e o Instagram, o ex-presidente Jair Bolsonaro orientou seus seguidores a desativarem um filtro que restringe temas políticos nas plataformas.
Ele divulgou um vídeo de 34 segundos que mostra um passo a passo de como alterar a configuração no Instagram. A ferramenta começou a ser implementada em março deste ano e o objetivo é limitar a disseminação de conteúdos políticos nas redes sociais administradas pela Meta.
O filtro, segundo a empresa, só funciona para conteúdos recomendados no feed, Reels e na aba explorar, no caso do Instagram. A limitação, no entanto, não afeta os conteúdos publicados por pessoas que os usuários já seguem.
No caso de um perfil que segue um determinado político ou analista político, ele continuará recebendo vídeos e comentários.
O ex-presidente, que tem mais de 25,6 milhões de seguidores no Instagram, perdeu mais de 180 mil deles entre março e abril deste ano. Com medo de perder mais seguidores e reduzir seu engajamento, ele publicou o vídeo neste domingo (19).
Com uma voz gerada por inteligência artificial, o vídeo explica como tirar a restrição a conteúdos do tipo na rede social e afirma que a retirada do filtro permite que os seguidores “se informem corretamente sobre a política do país”.
Ver essa foto no Instagram