AO VIVO: Dallagnol e Kakay se enfrentam na Câmara sobre a Lava Jato

Atualizado em 21 de maio de 2024 às 15:07
Deltan Dallagnol e Kakay. Foto: reprodução

A Câmara dos Deputados está realizando um debate sobre a Operação Lava Jato nesta terça-feira (21). O ex-deputado federal Deltan Dallagnol, que atuou como procurador na força-tarefa, é um dos convidados e participará de forma virtual do evento.

Já o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, está no Congresso para apresentar sua visão sobre a operação. Acompanhe ao vivo:

Este evento marca a primeira presença de Dallagnol na Casa Legislativa desde que teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em maio de 2023.

A audiência pública, organizada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, é presidida pelo deputado Joseildo Ramos (PT-BA). A iniciativa de convidar o ex-deputado partiu da deputada Adriana Ventura (Novo-SP), que é uma reconhecida apoiadora da Lava Jato, operação que completa dez anos em 2024.

Dallagnol, que atuou como coordenador da força-tarefa no Ministério Público Federal, teve seu mandato cassado pelo TSE sob a acusação de manobra judicial. O tribunal entendeu que ele se aposentou do cargo de procurador para evitar a continuidade de um processo disciplinar contra ele.

O debate coincide com a data em que o TSE deve decidir o futuro do mandato do senador Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da Lava Jato, outro participante simbólico da operação. Moro é alvo de ações do PT e do PL por supostos gastos irregulares na campanha de 2022.

Além de Deltan e Kakay, o advogado Alberto Zacharias Toron, que também defendeu políticos investigados pela Lava Jato participará do debate. A advogada e professora Ligia Maura Costa, autora de um livro sobre a operação, também estará presente e lançará sua obra na noite do mesmo dia, com a presença dos debatedores.

Adriana Ventura justificou o requerimento do debate destacando que a Lava Jato “representa um marco significativo na história jurídica e política do Brasil, revelando complexas redes de corrupção em diversas esferas do poder público e setores empresariais”. Ela também reconheceu as controvérsias geradas pela operação, desde a utilização de delações premiadas até as garantias dos direitos dos investigados e a publicidade das ações.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link