Caso Anic: Marido fez 40 depósitos para pagar resgate milionário

Atualizado em 22 de maio de 2024 às 7:24
Anic Almeida Peixoto Herdy foi vista pela última vez em um shopping de Petrópolis (RJ) em fevereiro deste ano. Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio de Janeiro citou no relatório final da investigação do desaparecimento de Anic Almeida Peixoto Herdy, de 55 anos, 40 depósitos bancários do marido da advogada, Benjamin Cordeiro Herdy, para pagar parte do resgate.

A advogada desapareceu no dia 29 de fevereiro após deixar seu carro no estacionamento de um shopping em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A polícia acredita que a vítima esteja morta.

A quantia exigida em dólares, reais e bitcoins — no total de R$ 4,6 milhões — foi paga pela família da vítima entre os dias 6 e 8 de março.

Segundo as investigações, os depósitos foram feitos para 31 destinatários, entre pessoas físicas e empresas distribuídas no Rio, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, além do Paraguai.

Uma única empresa localizada no município de Chuí, no Rio Grande do Sul, recebeu R$ 249 mil em cinco depósitos feitos por Benjamin, que acreditava estar pagando pelo resgate da esposa.

As investigações apontam que Benjamin fez os depósitos sob orientação de Lourival Correa Netto Fatica, preso pela 105ª DP (Petrópolis) por extorsão mediante sequestro. Participaram do crime a namorada de Lourival, Rebecca Azevedo dos Santos, e seus filhos Maria Luiza Vieira Fadiga e Henrique Vieira Fadiga.

Anic Almeida Peixoto Herdy e Lourival Correa Netto Fadiga. Foto: Reprodução

Parte do dinheiro serviu para comprar bens como uma picape de luxo, uma motocicleta e 950 celulares que iriam abastecer uma loja de produtos eletrônicos de Teresópolis, na região Serrana.

Em depoimento, o comerciante que vendeu os celulares afirmou que Lourival disse ter vendido uma casa nos Estados Unidos e que um amigo chinês, também comerciante, indicou duas contas para o pagamento dos celulares. O valor total da compra foi de U$ 153,9 mil.

De acordo com o relatório final da investigação, “há fortes suspeitas que Anic, em razão desse relacionamento extraconjugal, tenha aderido ao plano criminoso de Lourival, ao menos inicialmente”.

Partes da investigação foram enviadas à Polícia Federal (PF), que vai apurar o crime como lavagem de dinheiro.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link